Espaço reservado pros meus momentos pseudo-intelectuais.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Acabaram as ''férias''.

Nem sei se pude chamar de férias, porque, pra variar, treinei! Hehehe..
Mas, sem treinos de limiar, volume contido, poucas sessões e bastante tempo livre pra variar um pouco as coisas, e também resolver as coisas da minha nova cidade, foram duas boas semanas de férias. Desde sábado recomecei os treinos normal e pauleira tá bruta já. É isso aí, tava contando as horas já pra voltar a rotina ''normal''. :))

Bom ano novo pra todo mundo e vamo que vamoooo!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

SESC Tramandaí + 2010


Fala pessoal!

Chegou o fim de um ano repleto de conquistas e plenitude. Alcancei muita coisa acima do esperado e posso dizer que só não atingi um dos objetivos que tinha planejado, mas não por incapacidade. :)

Agora sou cidadão catarinense e essa foi uma mudança mais do que feliz pra minha profissão e pro esporte! Santa e Bela Catarina, em Floripa. Ahhhh =))

Com as metas e calendário de 2010 praticamente já definido, a expectativa é maravilhosa e só posso dizer que, como de costume, vou dar meu sangue pra atingir os meus objetivos, em conjunto com o trabalho do meu técnico e de quem nos dá suporte.

Fechei o ano com um ótimo resultado no SESC Tramandaí, conquistando a 2 colocação na categoria 20-24 anos e fazendo uma boa prova, apesar do cansaço do fim do ano. Agora são duas semanas de treinos regenerativos pq em 2010 vem pauladaaaa! Na sequencia vou postando minhas proximas provas e programação.

Um abraço pra todos e um 2010 repleto de conquistas e realizações. :)

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

domingo, 22 de novembro de 2009

4h33!!


Toma Penhaaaa!

POOOODIO. Conto com mais detalhes quando tiver em SLZ. Tou falando do aeroporto ! OBRIGADO A TODOS, HOJE FOI MEU DIA!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Long Distance Pirassununga

Domingo! Chegou a hora...

Sem mais!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Lactato e Fadiga

Esse é um assunto que eu sempre tive vontade de escrever, principalmente pelo tanto que é embolado e discutido. Vamos tentar resumir em poucas palavras o que é fadiga e o papel do lactato nesse processo.

A fadiga normalmente pode ser enquadrada em dois aspectos, como foi falado no último post técnico. Revisando, podemos tratar de Fadiga Central e Fadiga Periférica.

A primeira normalmente está correlacionada com o sistema gerador e transmissor do estímulo para a contração muscular, em outras palavras, o Sistema Nervoso Centra - SNC. Este sistema do corpo humano é responsável pelos comandos voluntários e involuntários no corpo humano, dentre eles, a contração do músculo esquelético. Quando existe uma falha na geração/transmissão do estímulo - tal como o apagão que tomou conta do nosso país ontem -, este não chega ao músculo, impedindo que o ciclo de contração muscular tome a sua continuidade. Por este conceito entendemos a Fadiga Central.

A Fadiga Periférica, por outro lado, normalmente está correlacionada com o aspecto final da contração muscular, ou melhor, com distúrbios relacionados ao ambiente muscular, tais como desequilibrio hidro-eletrolítico, desnaturação de enzimas, depleção do glicogênio muscular, etc.

Vamos falar um pouco de metabolismo...
A geração de energia disponível para a contração muscular no corpo humano se dá através de dois grandes sistemas: anaeróbio e aeróbio; e através de três grandes substratos: carboidratos, proteínas e gorduras. Existe ainda um quarto substrato muito conhecido, porém, não por este lado.
Estamos falando do lactato, que pode ser transformado em ATP através da gliconeogênese e dar continuidade à contração muscular... (Astrand et. al., 2000)
Dentro dos dois grandes sistemas de geração de energia, o anaeróbio subdivide-se em anaeróbio alático (via ATP-CP) - sem produção de lactato, e anaeróbio lático (glicólise anaeróbia) - com produção de lactato. A produção de lactato, em âmbito bioquímico, se dá através da clivagem do ácido pirúvico em ácido lático, sinalizando o subproduto da geração de ATP através dos carboidratos (como se fosse um resíduo). Bem aqui atribui-se a presença do lactato à fadiga muscular periférica. Antes de entrarmos no mérito dessa questão, vale considerar em que condições o metabolismo anaeróbio se inicia - em intensidades de alta % do VO2máx, grande mobilização de fibras de contração rápida, alta depleção dos estoques de glicogênio, alto grau de lesão das fibras musculares (de onde de fato vem a dor), ao passo que a sensação de queimação gerada parece não estar correlacionada com a presença do lactato, e sim com a situação de esforço em débito de oxigênio. (Powers & Howley, 2002).

Então, já sabendo que a condição de metabolismo anaeróbio vem junto com vários fatores adversos, que normalmente causam dor e sensação desconfortável e que são atribuídas ao lactato, vamos entrar no mérito do próprio, lembrando que este, por si só, é transformado em ATP e utilizado como energia para a contração muscular.

A desnaturação das enzimas, que é um dos fatores para a fadiga periférica, se dá através da redução do pH sanguíneo. Por definição, o pH reflete a concentração de íons H+ em determinada solução. Quando acontece a redução do pH sanguíneo, a desnaturação das enzimas responsáveis pela geração de energia acontece, causando falha no aproveitamento do ATP biodisponível. O lactato atua somente como um sinalizador, pois a presença de íons H+ (este sim responsável pela acidose metabólica) é diretamente proporcional à concentração de lactato, já que está correlacionada com a sua geração. Sendo assim, o coitado do lactato nem de longe é o vilão que tanto se fala.

Para a fadiga periférica podemos atribuir alguns fatores, que normalmente aparecem conjuntamente, não sendo plausível atribuir causa única: depleção das reservas de glicogênio, distúrbios hidroeletrolíticos, lesão muscular e processo inflamatório, débito de oxigênio, desnaturação das enzimas responsáveis pelo aproveitamento do ATP, etc.

Espero que o post tenha sido um tanto esclarecedor... Vou tentar fazer mais posts técnicos.
Um abraço!!

Lucas Helal
Presidente da LACE - Liga Academica de Ciencia do Esporte
Graduando em Educação Física

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Em ótima fase...

Bem pessoal, inicialmente peço desculpas por passar esse tempo sem postar. Ando com o meu período noturno meio atribulado também, já que agora além de estudante universitário também sou vestibulando (isso rende um tópico aqui, hehe), e o meu cursinho é no turno da noite. Maaaas, atualizar is the Law!

Não posso deixar de expressar a minha felicidade em comprovar a ótima fase em que me encontro, principalmente na natação, onde tenho enxergado que tou no caminho certo em busca da forma física que queria nessa disciplina. Dessa forma, 2010 certamente será um ano com muitos olímpicos e onde pretendo iniciar um calendário de competições mais voltado a essa distância, e ir entrando competitivamente naqueles que figuram entre os melhores do país. Sei que certos detalhes vão mudar em relação aos meus treinos, já que passei o ano praticamente treinando voltado pra Long, porém, como se sabe, na atual conjuntura e nível de competitividade do triathlon, os treinos para Long muito se parecem com os treinos pra Olímpico, à exceção de alguns componentes de intensidade.

Acredito que isso vai ser muito proveitoso pra mim e espero dentro de 1 ou 2 anos estar figurando bem na sub-23.

Porém, agora é continuar focado em Pirassununga, pois só faltam 4 semanas e estou no ritmo que queria estar. Tenho observado melhoras significantes e ao mesmo tempo uma característica que fico muito feliz que tenha se apresentado em mim. Tenho experimentado uma facilidade incrível em imprimir ritmo do meio para o fim dos longos, e é exatamente aí que começo a me sentir melhor. ÓTIMO. Chegar nesse nível de endurance é MUITO CUSTOSO, por isso, me sinto recompensado porque sei que poucos são os atletas que conseguem obter essa adaptação.

No mais, vou dando notícias!!

Vamo que vamo!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Long Distance Pirassununga


Fala pessoal.
Desculpa a demora, mas é que o bixo tá pegando por aqui. Muito treinooo e estudo, fazendo o dia render 30 horas.

A boa notícia é que já tou inscrito no Long Distance Pirassununga, nas distancias do 70.3 - 1,9k swim, 90km ciclismo e 21km corrida. Já tou treinando específico pra essa prova e tou me sentindo muito sólido e confiante. :))
A prova acontece dia 22 de novembro. Pego o voo dia 20 e durmo em SP capital. Dia 21 vou pra Pira e volto no dia 22 mesmo. :)

Vamo que vamo pessoal!!
No mais, é isso aí!
Valeu!!

domingo, 20 de setembro de 2009

Cãimbras e Ultra-endurance


Segundo Astränd, 2000, existem duas classificações para as cãimbras fora do estado de repouso, que são respectivamente as por Fadiga Central, envolvidas com o processamento no Sistema Nervoso Central - SNC e as por Fadiga Periférica, onde especula-se um rol de causas e mecanismos que ainda não estão completamente elucidados.
Vira e mexe vejo por aí o tema em capas de revistas, sites sobre atividade física ou na mídia em geral. E, acompanhado disso, muita informação (às vezes bem equivocadas), e, infelizmente, o incentivo à crença de que as cãimbras podem ser evitadas e que os mecanismos já estão completamente elucidados. É justamente por não estarem que escolhi este tema para meu post.

Especula-se que o mecanismo das cãimbras por fadiga central estejam envolvidos nos entrames fisiológicos que regem a fisiologia da contração muscular, principalmente na bomba de sódio e potássio, que tem correlação direta na cascata de despolarização-repolarização da membrana, que é o estímulo nervoso por si só. Certamente, qualquer alteração na concentração sérica ou na proporção destes dois íons - Na+ e K+ influirá no mecanismo da contração muscular.

Por muito tempo acreditou-se que as causas das cãimbras no exercício estavam diretamente correlacionadas à queda dos níveis sanguíneos de potássio do atleta - potassemia. Essa premissa ganhou ainda mais força no Brasil com o hábito do tenista Gustavo Kuerten de comer banana nos intervalos de seus jogos - fruta que tornou-se referência como fonte de potássio.
Fisiologicamente, esta teoria vem perdendo força através de diversos estudos longitudinais que comprovam que a potassemia pré e pós-prova normalmente se mantém, pois as quantidades de potássio perdidas são facilmente repostas com o a reposição hídrica e energética durante a prova. (MARA, Lourenço Sampaio de et al. Alterações hidroeletrolíticas agudas ocorridas no Triatlon Ironman Brasil. Rev Bras Med Esporte [online]. 2007).

Do ponto de vista nutricional, também seria mais fácil virarmos esquilos do que macacos, onde, por exemplo, encontramos em torno de 700mg/100g de potássio nas amendoas em geral contra 350mg/100g na banana. Ou, ingerir potássio manipulado na dose pretendida. (TACO)

Então, a linha dos estudos mudou um pouco de direção e vem se tentando estudar a relação distúrbios em outros íons ou propriamente no solvente (água). Porém, para que possamos discutir de forma mais clara, vale a pena ressaltar que o mecanismo das cãimbras, independente da causa direta ou predominante, é multifatorial. Ainda que se tente estudar a causa primária ou predominante, outros fatores estão envolvidos e são contribuintes nesse episódio.

Segundo Lemos, 2007, os valores de sódio sérico também se comportam quase que igualitariamente no pré e pós-prova durante o triathlon Ironman - 3,8km / 180km / 42km. Porém, um dado obtido pelo mesmo autor mostra que a concentração relativa do sódio em alguns casos apresenta-se depurada, em função do estado superhidratado, e que, normalmente é realizado com nutrição pobre em sódio. De 89 competidores monitorados, 83 apresentaram-se com algum grau de desidratação, sendo 50 enquadrados em desidratação leve, enquanto os outros 6 apresentaram-se com o peso acima do pré-prova. Dentre o grupo desidratado, apenas atletas do grupo com desidratação leve apresentou hiponatremia (Na < 135), mais precisamente 7 atletas, ou 14%; 33% dos atletas do grupo de superhidratados apresentaram hiponatremia.
Estes dados ainda não são suficientes para estabelecer uma relação entre superhidratação e hiponatremia, visto que 77% dos atletas não a apresentaram e outros fatores podem influir nas concentrações de sódio sanguíneo durante o exercício, principalmente o realizado no pré-prova.

Estes dados também não nos dão abertura a correlacionar cãimbras, superhidratação e hiponatremia, visto que não se correlacionou a incidência de cãimbras durante a prova e o estado de hidratação. Porém, nos dá margem para considerarmos a hiponatremia e superhidratação como possíveis agravantes visto que a incidência da queda de sódio é maior em atletas superhidratados.

Algumas práticas comuns por atletas também tem o seu certo valor agravante neste evento.
É sabido que o armazenamento intramuscular de carboidrato na forma de glicogênio envolve o concomitante armazenamento de água. Estima-se que para cada grama de glicogênio estocado envolva-se 4g de água. Isso é facilmente percebido pelo notório ganho de peso em atletas envolvidos em dietas pré-prova de supercompensação de carboidratos (80% CHO), enquanto não há aumento da massa magra e gorda. O mérito desta prática não cabe discutir aqui agora, porém merece um futuro post, pois já existem estudos que questionam o custo dessa prática para o atleta, visto que o armazenamento de água intramuscular se eleva, aumentando a possibilidade de cãimbras e que a redução da carga de treino no polimento talvez por si só já produza o efeito necessário quando o indivíduo mantém a sua dieta de treino normal.
Fatores como ritmo de prova (atuando no mecanismo da cãimbra através do SNC), temperatura, estado emocional têm sido citados na literatura e certamente merecem maior exploração também.

Por fim, o que vale considerar é que o evento da cãimbra é multifatorial e comumente misterioso.
Sabe-se que a patologia deste evento, principalmente o periférico, se dá pelo desequilíbrio entre o sódio e potássio séricos, porém, cogita-se a alteração em outros mecanismos envolvidos na contração muscular, dentre hormonios e outros íons; e que, caso exista alguma correlação entre hiponatremia e cãimbras, essa se dará na Hiponatremia Hipotônica com Expansão de Volume Extracelular, ou seja, deixando claro que o consumo de sódio na maioria das vezes é adequado, porém, alguns problemas em relação ao consumo de água.

Como um célebre professor meu já citou, praticamente nenhuma prática aguda ou pontual - ou seja, no dia da prova - é capaz de ajudar ou prejudicar (ou garante sucesso ou inssucesso) severamente a performance, como uma noite bem ou mal dormida na véspera da prova, a ingestão de um gel especial, ou hiperidratação/desidratação DURANTE a prova, reposição/falta de sódio DURANTE a prova, dentre outros, e que, quando sabemos que fatores como recuperação, sono, nutrição, equipamentos, etc. tem alto valor contribuitivo para a performance, o seu efeito sobre ela se dá sempre de forma crônica. Sendo assim, eu tento especular que qualquer fator que esteja envolvido com algum inssucesso ou sucesso numa prova está montado dentro do que se fez no dia anterior e não do que se fez na prova, salvo algumas exceções, como provas de mais de 24h, visto que muitas dessas provas chegam a durar de 3 dias a um mês, deixando claro a sua cronicidade.

Lucas Helal
Graduando em Educação Física - 4 período

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Fortaleza hoje

Fortaleza hoje. SEM MAIS.

Sabado é dia de fazer muita força no sol quente e vento maluco do Cumbuco numa etapa do Cearense de Olimpico. Aos meus guerreiros que vao fazer o Cabra da Peste em novembro, desejo-lhes boa sorte assim como tenho me desejado, heuhuehe.

Mando noticias quando chegar la!

Valeu!!

sábado, 12 de setembro de 2009

Olimpico em Fortaleza no sabado

Terça-feira, rústica de 15km do aniversário de São Luis.
Dada todas as condições do percurso realmente duro e digamos até ''desleal'', 1h02, chegando na frente da segunda mulher e em 1 na categoria. :) Puta treino!

Quinta-feira o bixo pegou na piscina e faço a maior questão de sentir dor lá porque tenho muitas provas curtas pela frente. 10x150m c/ 15''. Sexta-feira, 8x200m com 15'' tb, mas a série era pra super, enquanto a série de quinta foi limiar.

Segunda-feira fiz um treino bom com uns tiros de pedal nas retomadas, 60km.

Hoje, transiçao fortíssima de 50km de pedal com um TT de 20km no fim + 5km de corrida sendo os 2 primeiros km acima do limiar.
Amanha pra fechar a semana, 80km de pedal tranquilo. :)

Quinta que vem vou a Fortaleza fazer um olimpico. Quero fazer mais olimpicos, shorts e duatlos esse segundo semestre do que no primeiro semestre, pq essa pratica com certeza me ajuda muito pra longa distancia, e também me dou muito bem nas curtas. Espero ter um bom resultado lá!!

No mais, vamo que vamo!!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Treinos e provas...


A semana que passou foi muito boa.
Minha recuperação depois do 70.3 tem se dado extremamente acelerada, e na segunda-feira mesmo depois da prova já tava treinando normalmente.
Essa semana que passou foi logicamente mais leve mas foi otima pra manter o ritmo. Nao fiz intervalados de corrida mas fiz uma transição com corrida no limiar anteontem (2km mar aberto + 40 sendo os ultimos 20km no LA + 5km corrida sendo 2,5fraco/2,5forte). Ontem fiz longo de pedal de 70km e meu longo de corrida dessa semana foi 16km.

Hoje, feriado, musculaçao pela manha, agora vou sair pra fazer 2km de mar aberto e no fim do dia tenho um treino de tiro de pedal (por volta de 50km). Normalmente as segundas-feiras eu corro, mas amanha, que é feriado aqui na minha cidade, vai ter uma corrida de rua de 15km e por isso vou fazer o treino de pedal que faria amanha. Entao, amanha prova de 15km.

Fim de semana que vem tem Duathlon Terrestre no sabado. Na outra semana tem uma etapa do maranhense de Short Triathlon, e por aí vaii.. vou confirmando o que tiver pela frente. Essa semana tenho bons treinos e já tenho intervalado de corrida e a partir de agora tb meu volume de nataçao aumentou consideravelmente.

Vamo que vaaaaaamo!
Valeu!!!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Olha a cabeça II.


Os dias que antecederam a prova eu sentia a sensação de que estava pra fazer a melhor prova da minha vida... e acho que assim foi até o km 4 da meia-maratona.

Durante a prova, tive várias provas de que estou na melhor forma física da minha vida.

Larguei no meu segundo 70.3. Até a segunda bóia, eu vinha ultrapassando gente de touca branca (elite), e quando olhei pro relógio vi que tava nadando pra média de 1:28/100m. Tomei a decisão de ir pra lateral da esteira pra tentar pegar menos socos e pontapés, e com essa decisão, fiquei a merce da correnteza e isso me custou ir pra bem longe da bóia. Junto com isso, começaram a aparecer caimbras na panturrilha mas eu simplesmente parei de bater perna e consegui sair da água tranquilo assim, porém, com um bom tempo perdido por conta do erro na bóia.
Saí um pouco irritado mas ciente de que iria reverter a situação.

Comecei o ciclismo e vi que voltaria pro céu. Pedalei num ritmo frenético, e, como havia treinado, e assim fechei o melhor pedal da minha vida. No meu cateye, 38.7 de média (na foto caiu um pouco com o movimento da bike na área de transição.).

As caimbras no ciclismo migraram pro grande dorsal, mas isso não me atrapalhou em nada na etapa do ciclismo. O que me atraplhou foi o stop-and-go que eu peguei e isso significou mais 5 minutos de penalti box. =((
Aí eu realmente me irritei mas de novo estava concentrado pra tentar manter a corrida que tinha treinado e aproveitei a parada pra poder sair num ritmo crescente, sem cair na besteira de sair socando já.
Passei os 4 primeiros km pra média de 4'18/km e já estava indo buscar o ritmo que pretendia quando, no km 4, voltei pro inferno e de lá não saí mais. Fui tomado por caimbras alucinantes no corpo inteiro, e caí duro no chão. Não conseguia mais me levantar pra correr e não lembro qual foi a ultima vez que gritei e chorei tanto na minha vida.
Vários amigos passaram, gritaram, me incentivaram, olharam com cara de espanto e eu nada podia fazer, senão chorar, gritar, chorar, gritar. Tentava desesperadamente voltar pra prova e não conseguia. Bebi coca, gatorade, sal e tudo mais e a caimbra nao passava. Depois de uns 8 minutos no chão e com médicos do meu lado, a caimbra aliviou um pouco e eu tomei a decisão de voltar pra prova.

Foram 17km de agonia, dor, choro e SUPERAÇÃO. Quando olhei meu tecnico no percurso me desesperei de novo, comecei a chorar de novo, disse que ia parar, que nao tava acreditando no que tava acontecendo, que nao era possível, etc.

Prova longa tem disso. Coisas que estão fora do teu controle podem te trazer do céu para o inferno em um lampejo. Fechei em 5h17min alternando caminhada e corrida a cada km, e sofrendo como eu nunca sofri.

Mas, missão dada é missão cumprida. Não tenho do que reclamar... Terminar nas condições que terminei certamente foi uma das maiores provas do que realmente eu quero na vida.
Cheguei a falar pra arbitragem que ia abandonar a prova por 5 vezes, mas não tive coragem, além do que tive comprovações da minha performance até quadno estava bem na prova.
Gosto de pensar também em como esse ciclo de treino, que serviu como base pro proximo ciclo que começou ontem elevou a minha performance. Como hoje eu sou totalmente diferente do que eu era ontem, e como a cabeça tem de estar pronta pro que vier (ou não!).
Incrivelmente, ontem, na volta aos treinos (1, 2, 3... respira! não vou me irritar falando isso.), fui correr 10km solto e... 4'39/km, na técnica, ritmado, com postura, conversando com um amigo meu, sorrindo e falando com meus amigos aqui quando cruzava com eles pela Litoranea. Nao é a primeira vez que isso me acontece, e eu podia até me irritar pensando que ontem treinei tao zerado e há dois dias atras nao conseguia nem correr 1km sequer.

Talvez eu tenha é que soltar foguete e ter a certeza de que cada treino que passa eu esteja ficando melhor, hahaha.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

AMANHA!

Concentrado...

SEGURA A MAO DE DEUS E JÁ ERA!!

:)))

FUUUUUUI!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Floripa hoje...

Floripa hoje as 16:40, chegando as 23h.
treinei de manha tudo e agora TUDO ARRUMADO!!


VAMO QUE VAMO!!
Beijinho! Chegando dou noticias!!

sábado, 22 de agosto de 2009

7 dias...


As vezes fico pensando...

Existem amadores que treinam quase o mesmo que atletas profissionais, levam tão a sério quanto e são tão competitivos ou bons quanto. As dificuldades, todos passam... sejam financeiras, sociais, ''metabólicas'' e afins. Um ciclo de treino, seja no ambito menor, para uma prova, ou o ciclo de treino da vida, exige a cada dia que passa que matemos um leão, como se cada dia que se passe seja um dia vencido, na vontade de que o outro dia chegue logo.
Vc passa anos treinando as mesmas coisas nos mesmos dias e nos mesmos horários, quase que num piloto automático universal, e vive experiências das mais diversas ordens. Vc acaba vendo de tudo, competindo nas mais diversas distancias e nos mais diversos tipos de prova, e acaba sentindo prazer (ou dor...) em todas elas. O círculo de amigos se estreita para o esporte, as pessoas tem a imagem distorcida que tu és uma verdadeira máquina de gerar força e vc nunca mais tem a rotina de uma pessoa normal...
Em todos esses anos, vc corre provas e provas... As vezes compete cansado dentro de uma semana forte de treino, entrando a propria competição como um treino forte, e já é tão natural a semana de uma competição que a ansiedade nem se manifesta tanto e vc trata aquele dia como só mais um dia de treino...

Mas, existem competições que vc espera o ano inteiro... Que por mais que o triathlon faça parte do teu corpo e do teu dia, e que treinar e competir já seja tão costumeiro como acordar e escovar os dentes, quando ela vem chegando perto, até o mais gigante se estremece. Stephen Kanitz já disse num de seus gloriosos artigos pra Veja sobre o poder da validação, e que o ser humano por si só sente a necessidade de ser validado por algo ou por alguem. Ter a sua dedicação ou qualquer outra coisa que seja reconhecidas... Ainda nesse artigo, ele diz que o maior problema da humanidade é a insegurança. Todos, simplesmente todos, são inseguros em algum nível. Alguns mais e outros menos...
Na hora que li essa matéria, imaginei a linha de largada de uma prova... quando muitas vezes vc pensa se treinou o suficiente, se o cara ao lado está mais treinado ou qqr coisa que seja.

A minha validação, ou seja, o meu reconhecimento de dever cumprido sempre será simplesmente fazer força a cada segundo que se passar. Nesse caso, lembro das palavras de nosso ilustre Bernardinho, no livro Cartas a Um Jovem Atleta, onde fala da experiencia de um jogador que não costumava olhar o placar durante os jogos e tratava cada ponto do jogo como se fosse match point. GLORIOSO.
Por mais que vc conheça seus adversários, saiba quais são os seus pontos fracos e fortes, acredite no que voce treinou. Pense em voce e nao no teu adversario.
Pra mim, terminar uma prova sentindo que dei tudo, dei o máximo, nao podia fazer mais força que isso, saí de cabeça erguida.

Pódios? Vitórias? Tempos? Recordes pessoais?

Isso só acontece com quem faz força!


VAMO QUE VAMO!!!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Pódio no domingo e 70.3 na veia!!


Era pra ser só um short mas foi tão duro quanto um Ironman, hehehe.
Natação com o mar mexido, pedal na temporada de ventos insuportáveis e corrida sob o forte calor de 34 graus e grande umidade. Maaaas, quem treina treina, e ainda mais quem treina nesse inferno, guenta a pancada! auhaha
Ganhei a 20-24 anos da II Etapa da Copa Brasil de Triathlon - CBTri, no ultimo dia da minha fase específica de treinos para o IRON 70.3 Brasil. Ontem começou meu polimento e tenho a certeza que fechei com uma boa prova, apesar de nao estar treinando nada voltado pra ela, e por isso tive que fazer muita força nas pauladas e escapadas, mas foi bom pra fazer esse tipo de força!!

A prova foi muito dura mesmo e o que a gente escutava nas tendas eram comentários sob as dificeis condiçoes da prova. Os tempos foram bem mais altos, de todo mundo, e justamente por isso que eu nao costumo cair na besteira de pensar em tempo nas provas, e sim em performance e posição.
Acho que fiquei em 14 geral, de 70 atletas que largaram, e tenho certeza que foi uma boa colocação.
15 dias depois do 70.3 irei a Imperatriz correr um Short Triathlon, com premiação em dinheiro pras categorias, e expectativa de uns 100 inscritos. Estou pensando em correr tb a III Etapa da Copa Brasil de Triathlon, em Salvador, já que ganhei essa etapa, e vai dar pra fazer treinos mais específicos pra essa prova.

Terça-feira tou indo pra Floripa e estou muito focado pra minha prova mais importante no ano!! Faltam só 12 dias... quem treinou treinou, quem nao treinou, vai de roda (e nao deixa o arbitro olhar!!) hauhauhauha

No maissssss, vamo que vamoo!

sábado, 15 de agosto de 2009

Me and Valente...


Amanha fecho meu específico com uma competição... É a 2 etapa do Brasileiro de Short Triathlon da CBTri, onde teremos atletas fortíssimos de fora do estado, como Wesley Matos, Felipe Manente, Matheus Diniz e Rafael Fonseca, todos do CNTT, e no feminino Carol Furriela, Veronica Menezes, além dos atletas da casa, como eu - Lucas Helal, Bruno Lobo, Dilson Pará, Tiago Loiola, Bira Camara entre outros e de 9 estados a mais. É a primeira vez que o MA sedia uma etapa desse porte e vai ser uma experiencia muito legal.

Hoje foi o Congresso Tecnico e encontramos com os demais atletas e deu pra todo mundo falar legal.
O Manente ta aqui em casa e fica até segunda... Hoje almoçamos todo mundo aqui, saímos pra dar uma nadada de manha no mar e ontem fiz meu longo de corrida - 22k, fechando meu específico e agora entrando no polimento.
Pra amanha espero fazer uma prova muito forte e terminar bem colocado, principalmente na categoria!
Vamo que vamo!!
Valeu!!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Olha a cabeça...

Fechando o específico essa semana...
A semana que passou foi provavelmente uma das mais duras, onde fiz ótimos e duros treinos de qualidade assim como o mais longo de corrida - 26km e uma transição de 100km de ciclismo + 15km corrida.
A corrida na sexta foi quebradeira e eu tava bem cansado.. Terminei o treino bem, nao lembro bem a media, mas acho que foi 4'45. Nao conseguia passar disso mas sabia que tinha feito um bom endurance...
No sabado fui pra transição e o cansaço de sexta ficou na minha cabeça. Fiquei com receio de nao conseguir soltar e de o treino ser ruim, mas vamo lá.
Puro engano...
Fiz tudo na montanha e quando eu espantei os 100km de ciclismo terminaram. Num pulo! Cara de Anjo pos a bike no carro e saí pra correr... Simplesmente, fiz a melhor corrida de transição da minha vida, e um dos melhores pedais também! O percurso la é muito duro e como eu comecei as 14h, tava bem quente. Foi maravilhoso, um dos momentos mais felizes, pq com este treino eu pude comprovar o quanto estava bem e treinado. Ter cumprido de forma satisfatória o maior volume de corrida foi muito bom, pq 75km de corrida numa semana pra quem corre 70.3 e ta pedalando um volume considerável, é duro.
Agora o volume já começou a baixar e é a hora de afiar a mente, pequenos detalhes, visualização, etc. Não que eu já não tivesse feito isso desde o primeiro dia da preparação, mas agora - literalmente - está colocado no papel.
Minha casa tá cheia de papeis colados (no quarto, no teto do quarto, no carro, no banheiro, na porta da geladeira), com palavras-chaves, metas, parciais, tempos, ritmos.. heheuheh.. MUITO BOM!

Hoje fiz o longo de ciclismo da semana por conta da competiçao que tenho no fim de semana, que fecha o meu específico. Vai ser bom pra avaliar e também um ótimo treino forte, pra socar tudo! É uma etapa do Campeonato Brasileiro de Short Triathlon, da CBTri. Pela primeira vez nossa cidade sedia uma competiçao desse porte e com esse nivel de atletas. Vai ser muito legal de correr, espero ter um bom resultado no geral e morder um podio na categoria, mas, alem disso, fazer muita força!

No mais, keep pushin'!!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Confiança e registrando treinos...


Tenho procurado me concentrar ao máximo, até porque essa semana que tá rolando é DURÍSSIMA, quase 30h de treino.
Tou num nível de confiança ótimo, nem demais nem demenos, e num nivel de recuperação que me possibilita sentir o cansaço que todo atleta sente porém os treinos incrivelmente produtivos!

Terça-feira rolou uma musculaçao de leve e uma serie forte de ciclismo - 60km sendo 4x5km com 5' de giro leve entre as séries. Ontem rolou uma nataçao regenerativa e uma corrida fortissima - intervalado 5x2km com 2' sendo. Comecei o aquecmiento com as pernas falhando... Fui soltando, soltando, e quando vi, tava fazendo tiro de 2km ja pra 3'38/km. LINDO!
Hoje, o dia começou cedo. Nao tive aula de manha, entao, tirei Cara-de-Anjo da cama e levei ele pra 70km de montanha comigo, debaixo de um calor insuportaaaaaaavel. Na volta rolou aquela parada na montanha pra coca-cola. TREINAÇO. Muito duro, e muito bom.
Depois do almoço rolou uma musculaçao, dai tinha umas coisas pra resolver a tarde, e cai na besteira de deitar pra assistir TV e logico, peguei no sono. Porem, foi o suficiente pra me deixar zerado pra serie pancada de nataçao agora no fim do dia. 2 de 8x50 com 10'' + 1x400m. Fim do dia, tou podre. E FELIZ!! Pq amanha tem longo de 26km pra fechar a semana panico de 75km de corrida!!
CONFIANÇA!

SEGUNDA: run 16km regenerativo
swim 3.000 (7x400m palmar/fartlek 50/50 + 200 solto)
TERÇA: 60km de pedal (4x5km com 5')
musculaçao
QUARTA: swim 3.000
run 15km (5x2km com 2')
HOJE: pedal 70km montanha
swim 2.800 (2x 8x50 + 1x400)
AMANHA: 26km corrida

AI!!!!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Em casa

Em casa!! De volta ao calor, hehehehe!
Ontem trotinho de 6km o mais lento, relaxado e descompromissado que eu podia no fim da tarde, depois de encontrar meus amigos, e só pra soltar minhas pernas mesmo, já que hoje eu tenho 16km pra correr. Ontem era OFF por conta da viagem mas meu corpo pediu esse trote.
Hoje, fui pra aula. Bem vindo ao 4 periodo! Tive aula da cadeira de Basquete e não tive o segundo horario, que era didática. Sendo assim, fui logo nadar. Tinha 3.200 pra fazer hoje, e comecei minha série. 800 aquecimento depois 600m fartlek pra poder entrar nos 10x200m. Quando terminei o fartlek, o cara que limpa piscina fez sinal pra mim que ia precisar limpar nessa hora e eu nao pude terminar o treino. Então, fechei mais 100m solto e terminei a manhã com 1.500m. Dai antes do almoço fui malhar. Aí, depois do almoço, fui terminar o treino e daí pulei os 600 fartlek. Entao, aqueci 800m e entrei pros 10x200m. Sendo assim, nadei 4 mil hoje.
Mais tarde, 16km de corrida pra começar mais uma semana de treinos bem fortes pro 70.3. Só faltam 3 semanas!! E semana que vem, tenho competição aqui pra fazer os ajustes finais e espero fazer mutia força e conseguir um bom resultado.
Valeu!!!

HOJE: 4km natacao
16km corrida
musculação

sábado, 1 de agosto de 2009

Penha hoje e casa amanhã.

Fui pedalando de casa até Penha hoje, onde fechei o treino de 120km de pedal + 5km corrida e testei o ritmo de prova de corrida. Encontrei com meu parceirão Gustavo lá e almoçamos por lá, daí ele me trouxe aqui. FOI MUITO MASSA! Pedalar passando por várias cidades, nesse asfalto tapete... nossa senhora! Ontem fiz longo de corrida pra ritmo de prova - 24km e quinta fiz um pedal de 70km pra ritmo tb. Tb fiz uma série bem forte de natação ontem - 15x100m e na terça tb - 10x200m. Semana de treino muito forte e produtiva!! =)))

Amanhã tou voltando pra casa já e posso falar que aqui foi produtivo demais!! Obrigado prof. por toda força! Adorei mesmo! Faltam 3 semanas agora pra prova e eu tou no clima total!! :)
Um beijo pra quem ficou e pra quem tá me esperando eu tb tou com saudades!!

FUI!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

8x1 km, Penha no sábado e go back home.

TREINAÇO.
8x1km hoje sendo os primeiros 4 pra pace de 21k, sobrando total, e com 1' de intervalo, e os 4 ultimos valendo pra 1'30. Os 4 primeiros pra 3'58 sobrando e os 4 ultimos ate 3'39. Muito bom!! 3 mil reg de natação pela manhã tb.

Amanhã 70km de pedal sendo ultimos 20k no limiar. Sentar a lenha!
Sábado vou fazer uma transição longa antes de ir embora, um 120k + 7k. Vou terminar meu pedal em Penha e sair pra correr lá. Encontrei com o Gustavo, amigão meu de São Francisco do Sul e ele vai me trazer de volta! AQUI FOI PRODUTIVO DEMAIS!!!

Vou atualizando!! Faltando um pouco menos de 4 semanas, cabeça total na prova!! FUI!!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Itajaí no domingo e treinos hoje...

A prova pra mim foi muito boa. Peguei uma queda bem feia no ciclismo, coisa normal por lá, mas foi a única do dia. Tava chuvoso e o percurso do ciclismo é bem técnico. A queda tirou minha chance de ganhar na categoria, mas cada etapa pra mim foi muito boa!
Saí da água no segundo grupo, atrás do primeiro grupo que tinha Fabio Carvalho, Manocchio e outros nadadores bem fortes. Prova de altíssimo nível. No meu grupo tinha eu, meu técnico, o Luis, o Felipe (que ganhou na categoria) e os amadores que nadam forte, etc. A natação não tinha 750m, provavelmente 1km. Saí pra pedalar muito bem, porém, logo no fim da primeira subida, calçando a sapatilha, me destraí com um ciclista que freiou na minha frente, e, como tava muito molhado: CHÃO. Me ralei todo e voltei pra prova...
Os dois pelotes bons, sendo que um deles era o que eu estava encaixando, se foram. Aí eu pedalei a maior parte do tempo sozinho ou as vezes aparecia um gato pingado.
Entreguei a bike ainda ali entre os 20-30 primeiros e saí pra correr. TRANQUILO!! Corri os 5km pra 17 alto, nao lembro bem o numero cravado, e fiquei em 26º geral, colocação muito boa pra uma prova desse nível e pra uma queda bem feia. Com certeza foi um puta treino!

Hoje, todo ralado, 3.200 swim sendo a serie principal 8x300m com palmar e 16km regenerativo de corrida. BEM BEM BEM! Me sentindo muito bem!!
Ta bem ai ja!!
FUI!

sábado, 25 de julho de 2009

Pinguins..

Indo hoje as 14:30 pra Itajaí com o prof pra Cabeçudas. Acho que lá vai ser pinguins MESMO. TA FRIO DEMAIS!!! Mass, vamo que vamo. Já tirei o guidão aero da P2C e ela tá de STI já. Tudo pronto e OFF hoje. Exatamente daqui a uma semana tou de volta em Sao Luis. Quero mas nao queero voltar =(((



Agora é descanso e me preparar psicologicamente pra água fria e só pensar em fazer FORRRRRÇA, MUITA FORÇA!! Vai doer!! Hehehehe!



Fui-me!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Longos no meio da semana e Brunis




Por conta da prova em Cabeçucas no fim de semana, meus longos vieram pro meio da semana e hoje eu fiz o longo de corrida e amanhã faço o de ciclismo.
Ontem fiz 70km de giro e uma série de race-pace, que foi muuuuito boa!! Hoje o longo de corrida foi maravilhoso! Amanhã espero encaixar um bom longo de pedal e aí é estar se concentrando..
Já tá quase chegando a hora de voltar pra casa e eu posso dizer que cada dia aqui tem rendido muito!!! Decisão bem acertada de ter vindo pra cá!
Fui pro shopping com a Brunisss, mist
o de chatilda e amorzinho, almocei a la Phelps no Mc Donalds e Chuvisco (olha o exemplo!!!!) e passamos a tarde passeando e relaxando!! Fora um crash-car antes de um cafézinho que ficou marcado, ehin??? Comprei uns 7 livros de faculdade e tenho bastante companhia agora junto com os que trouxe! Aproveitamos a linda paisagem do dia chuvoso pra dar uma passadinha na Lagoa e curtir bastante! MATEI A SAUDADE!
No fim do dia consegui fazer uma boa musculação tb! No mais, longo de 90km amanhã (supercompensação) e vamoooooo que vamo!!



HOJE: longo 20km pra 1h24
musculação
AMANHÃ: longo ciclismo 90km

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Dá-lhe endurance...

Ultimamente tenho sentido uma coisa engraçada que é BOM DEMAIS.
Depois dos fins de semanas, que são os blocos de treinos mais longos e desgastantes, as segundas-feiras são os dias que eu sinto mais vontade de treinar e é normalmente quando os meus tempos baixam! :)

Acordei louco pra treinar hoje e quando caí na água pra nadar e dei a primeira braçada, o corpo foi longe. :)) Como se já não bastasse, nos 15km regenerativo de corrida da tarde, pra uma média de 145bpm, me poupando mesmo, 4:36/km e o treino em 1h09, sem contar a grande vontade de treinar apesar da fadiga do fim de semana e da sensação de felicidade, bem estar, de piloto automático ligado, de confiança e foco por a prova estar bem perto. Se tivesse longo de corrida hoje certamente eu faria com MUITO GOSTO, hahaha! Muita coisa passa pela minha cabeça nesses treinos e imagino desde as piores até as melhores situações.

Tenho alguns blocos grandes pela frente e tb já soube pelo meu técnico que vai ter um longo de 26k de corrida e um 130k de ciclismo na minha preparação, além de que em SLZ vou fazer algumas transições volumosas pra sentir ritmo de prova, e vou ter que fazer alguns longos no meio da semana por conta de duas competições que farei ainda durante a preparação.
NO MAIS, SÓ COISA BOA!! Semana preparatória para os Pinguins no fds!!!

HOJE: 3.000 natação (300 técnica, 5x500m palmar c/ 30'' e 200 perna no fim)
15k regenerativo 1h09 - 4:36/km, 145bpm de média
musculação rápida

AMANHÃ: 2.800 natação (800m aquecimento + 8x50 c/ 20'' 25 forte/25 perna + 10x100m c/ 10'' RACE PACE - pinguins - + 600 braço)
70km pedal regenerativo

sábado, 18 de julho de 2009

QUENTE!

Treino quente!!

Pra minha boa surpresa, entrei na água golfinhando como em prova e já saí nadando, mesmo estando muito gelada!! :)) Dessa vez foi!!
Fizemos uma volta de 1km ritmado pra 15min e depois mais um tiro de 500m que não lembro bem pra quanto foi, mas foi bem forte.

O treino de hoje foi marcante, pq além disso foi um dos treinos mais fortes que eu já fiz. As séries de 15 + 3 eram intermináveis, e pra quem tava fadigado da semana e ainda tem que pedalar 100km amanhã, se tornava mais pancada ainda.
Na segunda série, o Jack veio costurando lá de trás na corrida e se junto a mim num ritmo insano bem abaixo de 4'/km, acredito que a uns 3'40. QUE ABSURDO. Fechamos esse 3km num ritmo insano, e que porra é essa! Esse cara compete na 50/54!! Foi pancada, pancada, pancada! Esse treino foi bom demais!! Tenho encaixado ótimos treinos de intensidade seguidamente. Provavelmente foi o meu último treino lá em Jurerê, pq final de semana que vem vou competir e no outro final de semana volto pra SLZ. Mui bueno...
Agora é recuperar pra 100km de pedal amanhã BR. Vamo lá!!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Preparação...

Mentalmente, minha prova começou...

Estou confiante e com a sensação de que estou treinando o bastante pra fazer a performance que espero. Quero muito a vaga pra Florida, mas, sobretudo, quero fazer mais uma prova sentindo a sensação de dever cumprido, de mais um dia vencido e de que ainda existe muito pela frente. Falar em tempo é difícil, pq existem diversos fatores que podem puxar pra mais ou pra menos. Queria muito pegar pódio na minha categoria, estar entre os 50 primeiros no geral e a vaga pro mundial, mas, reafirmo, primariamente, quero a sensação de dever cumprido, e os objetivos citados não necessariamente fazem a obrigatoriedade do dever cumprido.
Faltam só 5 semanas mas ainda tenho vários treinos importantíssimos pra fazer que ainda vão me dar mais noção do ritmo que vou imprimir, mas estou realmente satisfeito com a minha forma física atual.

No fim de semana que vem, vou competir em Cabeçudas no Desafio dos Pinguins, um short triathlon que vai me dar bastante ritmo de prova e eu espero pegar pódio na categoria e dar bastante trabalho. A semana que entra é de supercompensação e ao mesmo tempo preparatória pra essa competição. Hoje soube também que provavelmente farei minha última competição antes do 70.3 em São Luis, já que minha cidade vai sediar a 2 etapa do Brasileiro de Short, da CBTri, onde vão ter muitos atletas bons e vai ser uma última oportunidade de vivenciar a cabeça numa competição, já que fisiológicamente um short nesse período não ajuda tanto quanto um olímpico sem vácuo e por aí vai... Hoje fiz um bom longo de 22km pra quase 1h40 num percuso bem travado e pra uma média de bpm bem baixa, bem cauteloso e me guardando mais pros intervalados, já que nessa fase a fadiga é normal. Me senti extremamente constante, consistente e conciso, de piloto automático ligado e de cabeça na prova. Espero continuar fazendo sempre treinos bem produtivos e consistentes. Em São Luis farei as transições mais longas, o que vai ser bom pq lá me sinto mais confortável pra fazer isso. :))

É isso aí!! 5 semanas...

HOJE: longo 22km
AMANHA: transição 2km mar aberto + 3 baterias de 15km pedal / 3km corrida
DOMINGO: longo na BR de 100km.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Mais um pneu furado...

Hoje, 50km de pedal, por conta de um pneu furado. Tinha 60km pra fazer, mas minha camara furou e como eu tava sem espátula, fui trocar com a blocagem e acabei rasgando a camara reserva, mas ainda bem que era só um pedal de giro leve, e deu pra rodar.
Não posso deixar essas coisas me irritarem!!

Amanha, 2.800 natação reg. e intervalado! 10x800m só pra balançar o esqueleto e ficar mais rápido! =DD
E semana que vem tem o Desafio dos Pinguins, prova curta e explosiva que vai encaixar muito bem como treino, e espero apresentar um bom resultado!

ONTEM: SWIM: 8x400m c/ 40''
RUN: 14km regenerativo 4'43-4'40

HOJE: 50km pedal reg. 32 de média

AMANHÃ: SWIM: 300 educ, 1.500 progressivo, 8x100 braço e 200 perna
RUN: 3km aquec + 5x200m tecnica + 10x800m c/ 1' + 1km solto



Vamo que vamoooooo!
Valeu!

domingo, 12 de julho de 2009

Mar trincado e domingo trincado...

Frio, frio, frio... eita!!
Ontem 2km mar aberto + 50km pedal sendo ultimos 20km forte + 6km corrida 3 fraco 3 forte. Treino muuuuuuito bom, mas desagradavelmente insano por conta do frio.
Cheguei no Taikô um pouco atrasado por conta da carona e o pessoal que eu ia treinar junto já tinha saído pra nadar (o Luis, a Val, a Aninha e o Fernando...). Daí tive a desagradável e cômica missão de nadar no mar trincado de gelado, pra diversão do meu querido técnico. Depois de várias tentativas e espasmos, consegui encaixar e terminei a natação. O pessoal tava na tenda se arrumando pra pedalar. Daí a gente saiu pra pedalar os 50km teoricamente 30 moderado 20 forte, e o Jack se juntou a nós. Porém, o Luis tinha comido muito feijão no dia anterior e o pedal foi o tempo todo pancada, heheuhe ( e a Val não desgrudou da gente! :D). Entregamos a bike os 4 juntos e nos preparamos pra correr os 6k. Na transição, o Roberto perguntou como tinha sido, e o Luis: "pra mim foi absurdo do começo ao fim..." eu só completei: "insuportável!", ehuehue.
Fechei minha corrida em 25 minutos, sendo os ultimos 3km num ritmo acima do que eu pretendo fazer os 21k, e eu percebi que praquele treino o ritmo estava um forte sustentável, ou seja, acho que vou conseguir encaixar uma boa corrida! :)
 
Já hoje, foi uma bosta. Não consegui cumprir o planejado por passar mal de frio.Meus dedos não respondiam, meu nariz o tempo todo encharcado e eu só conseguia pensar numa maneira de me esquentar, e que não tinha como. Foi desesperador e eu percebi o quanto eu sou raçudo, pq do pessoal daqui mesmo só uns 4 apareceram pra pedalar. De 120km só consegui fazer 80km, e bem mal... Mas, pelo menos foi um pedal suficientemente longo e foi um bom treino psicológico. Os treinos de domingo são muito cedo e por isso eu acabo sentindo; mas a tentativa é baixar a cabeça e sentar o rodo! Domingo passado não tava tão frio e os 110km foram cumpridos beleza, até pq sou bem acostumado a pedalar longas, mas hoje não deu...
Resumindo essa semana, tou SATISFEITÍSSIMO! Me sentindo muito forte e com a confiança que eu devo ter!
Valeu!!!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Plano B: longo na BR

Me enrolei hoje de manhã e não pude ir a Jurerê.
Então acabei fazendo o treino de natação pela manhã, e foi bem duro como eu já previa, e muito proveitoso.
Fui fazer meu longo de corrida que inicialmente era de 21km em terreno com subida, ritmo leve a moderado. Fiz logo depois do almoço saindo de casa e indo em direção a BR. Como na BR tem poucas marcações de quilometragem, eu fui correndo em direção ao norte e faria o primeiro retorno com mais ou menos 40-45 minutos de treino. Porém, o retorno só apareceu lá pra 51 minutos. Sendo assim, creio eu que corri uns 23-24km, média de 4'32/km, ritmo tranquilo e terrenos com bastante subida.
O treino foi muito bom, só perdi um gel durante o treino e tb aproveitei pra testar um longo com o Adizero, já que pretendo correr com ele na prova. Como sou leve, deu pra fazer bem com um tenis de 165g, e sem meia já tou acostumado mesmo. Nos ultimos km senti um pouco mais o impacto, mas já deu pra saber qual é a sensação.

HOJE: swim - 2x (8x50m c/ 10" + 1x400m c/ 40") - 2.500m
run - 23/24 km terreno com muita subida, média de 4'32/km ritmo leve.

AMANHÃ: transição 2km mar aberto ritmo + 50km pedal sendo ultimos 20k no LA + 6km corrida sendo ultimos 3km no LA

FUI!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Dois pneus furados...

Hoje tinha 80km de pedal pra fazer e saí umas 10h da manhã. No km 5 meu pneu furou e minha válvula de CO2 tava emperrando. Peguei um táxi na BR e vim pra casa. Arrumei as coisas, troquei o pneu e deixei pra fazer depois do almoço. Almocei, descansei uma meia-hora e fui pedalar. No km 71 meu pneu furou de novo, mas agora o dianteiro.
Maaaaaaaaas, tudo tem o lado bom. Além de eu ter cumprido quase o treino inteiro, fechei com 37 de média e média de bpm 147, que pra mim é bem baixo! :)) Woooooooow!!

HOJE: 70km pra 37 de média e 147 bpm de média

AMANHA: 21km sendo ultimos 6km ritmo em Jurere com o Roberto, o Luis e o Andrei
3 mil natação série pancada 2x (8x50 + 1x400)


Fui!!!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Registro de treinos ONTEM e HOJE

ONTEM: 70km pedal terreno plano 90-110 rpm regenerativo - fiz na BR, 32.5 km/h de média

HOJE: - SWIM - 20x100m c/ 10" sendo 8 braço - série muito boa, normalmente reflete o pace de 2km. Cheguei cada 100m pra 1'30-1'32, esforço moderado. Se a prova fosse amanhã, encaixaria uma natação por volta de 1'28-1'30, o que me dá uma saída da água bem confortável. Como ainda faltam 7 semanas, acredito que vá fazer uma etapa de natação muito boa.
- uma sessão pequena de musculação
- RUN - era pra ter ido de manhã pra Jurerê fazer intervalado com o Roberto, o Luis e o Andrei, mas este último não atendeu meu telefonema pra combinar, hauhau. Então, foi pro treino da noite, acabei fazendo sozinho um treinaço. 1x2km c/ 2' + 2x1km c/ 1'30 + 5x400m c/45'' sendo o primeiro pra 3'42 (primeiro km) e 3'40 (segundo km), ou seja, 3'41 de média; 2x1km pra 3'35 e 5x400m chegando o último pra 1'20 (quebraaaaado). Treinaço, treinaço, treinaço.

AMANHÃ: 80km pedal com subidas com um TT de 20km no fim.


Filé!!!!!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Em homenagem ao Bruno Thomaz...

Correndo na chuva...

Chuva e dia fechado... 14km regenerativo entre 4'48-4'50. Me sentindo muito bem. Foi bom ter sentido a sensação de força já que o fim de semana foi duro e no sábado e domingo eu senti a perna pesada por conta das mudanças de horário de treino e adaptação a nova rotina, e ontem tinha pedalado 110km. Fui nadar pela manhã, depois fui com meus avós ao supermercado e depois fomos almoçar. Pela tarde, a personal deles veio dar aula e eu desci pra ficar conversando com ela e fiz umas séries de abdominais. Aí fui treinar pela noite e ficou só eu e o Roberto pela Beira-mar. Vamo que vamo!

HOJE: 2.800 swim OK
14km corrida OK

AMANHÃ: 70km pedal 90-110rpm relação leve terreno plano

domingo, 5 de julho de 2009

Longo de Pedal e Campeonato Europeu de Ironman

Hoje o frio não me pegou! Dei na cabeça dele!! :D
Saímos de casa 6:45 e cheguei em Jurerê por volta de 7:30, no horário. Esperamos um pouco e saímos pro longo eu, o Roberto, o Luis Antonio, o Luis Otávio e o Jack. No caminho ainda encontramos com mais um pessoal, e no fim juntou com a gente o Andrei... No km 80 paradinha pra Coca-cola, na volta segui com o Andrei e o Luis pra casa e o resto ficou em Jurerê. Fechei 110km na porta de casa, um pedal ainda de reconhecimento de percurso mas num ritmo em algumas horas bom e em algumas horas meio passeado, o que foi bom pq a conversa tava muito engraçada e eu ri demais. Fui bem empacotado pro frio e isso me ajudou. Além disso, o chefe notou que meu selim pode ser aumentado mais um pouco, então, minha posição vai ser revista.
Em compensação, o treino de hoje foi com a perna um pouco pesada por conta da adaptação aos horários novos de treino, mas, média de bpm baixa: 130bpm. Por um lado também foi bom ter colocado ritmo em algumas horas só, já que ainda estou nesse período de adaptação e estou aprendendo como recuperar por aqui... Porém, treino show! O Roberto tb pediu pra ver se consigo ir fazer meus treinos de corrida em Jurerê pela manhã nas quartas e sextas (intervalado e longo), junto com o Andrei, Jack e Luis. Vou tentar mesmo viabilizar isso pq vai ser muito bom pra mim...

HOJE: 110km pedal OK
Amanhã: 14km corrida regenerativa e 2.800 série aeróbia (600 braço, 1x800 + 1x600 + 1x400 + 1x200 depois 200 perna)


E, hoje, dia de Ironmans pelo mundo com tempos extraordinários. Marino Vanhoenacker no Ironman Austria com 8h01, encaixando uma maratona pra 2:50 e Ironman Frankfurt, com Timo Bratch metendo um SUB8h, e uma maratona pra 2:43. Sinceramente, não sei onde essas maratonas vão parar... ainda chego lá!!

sábado, 4 de julho de 2009

FRIO!

Ontem - 2.800 natação (12x100m + 3x200m braço) - QUENTE (piscina aquecida)
18km corrida (4'40/km fraco-moderado) - FRIOO!!

Hoje - 50km pedal + 6km corrida ( FRIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!! 8 graus na saída com vento-contra.. de passar mal)

Amanha - 120km pedal (NAO QUERO NEM IMAGINAR...)



Mas, ontem fiquei o dia de bobeira com meus avós, demos uma passada no shopping, depois no supermercado e um dia tranquilo... FRIO, FRIO, FRIO!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Pedal na BR

Hoje fiz o primeiro treino de pedal no lugar que vou sempre fazer... Saímos eu e o William às 14:10 pra BR 101, que dá acesso ao norte. Ô lugar bom, e QUE FRIO MALUCO! Acostamento bem grande e asfaltado, coisa que nao tenho no MA, além da possibilidade de fazer a perna que quiser. No caso do treino de hoje, 60km giro, fui 30 e voltei 30. Me matriculei tb na piscina que vou usar e amanha de manha ja saio cedo pra pedalar. Consegui fazer uma sessão de musculação também hoje pela noite...
Fui na OAB hoje pela manha junto com meus avós pq ela foi receber o premio de jubilada que dao aos advogados com bastante tempo de serviço e filiação a OAB. Depois fui no Della comprar umas capsulas de CO2 e trocar minhas camaras que as valvulas quebraram no transporte, ai almoçamos no clube 12, onde fiz minha matricula da piscina e depois fiquei por conta pra pedalar.

HOJE: 60km de pedal giro 32.8 de média e 130 bpm de média
Musculação


Beijinhos.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Noticias from Fpolis

Cheguei!!! Sai de SLZ as 6 da manha e cheguei em Floripa as 13:10. Como é bom tar nessa ilha. E hoje já senti que a temporada de treinos vai ser muito produtiva. Cheguei la na Beira-mar e o prof me passou 12km progressivo, dispensando um intervalado ja que hoje o dia foi meio ''estressante''. Me arrumou um bom parceiro de treino de corrida, o Leandro, que corre pra caramba. O Roberto falou que eu esperasse ele pra eu ir junto. Comecamos a 4:20 terminando a 3:50, fechando os 12km perto de 50 minutos. Ele me colocou pra fazer todos os treinos de corrida junto com ele, isso vai ser muito bom!
Ja olhei minha prima e meu querido amigo Roni e tou aqui curtindo meus lindos avós... A jornada começou!
Vou dando noticias!
Valeuuuuuu!

HOJE: 12km progressivo (começando a 4:20 e terminando a 3:50) - =~ 50 min.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Travel Day


Ave maria, que dia foi esse.
Fui na faculdade de manhã fazer uma última prova e logo de cara peguei um sustão. O professor esqueceu de elaborar a prova (é demais, ehin?!!), e aí pensei logo: lascou, vou viajar amanhã. Mas, depois de muita reza, ele disse pra eu ir hoje a noite que ele ia aplicar separado pra mim. Por um lado foi bom... Adiantei logo o ciclismo e saí pra pedalar as 08:00. 50km terreno plano 90-110 rpm, OK. Deu pra arrumar logo a mala de roupa e já economizei tempo. Depois do almoço fui nadar e por volta das 15:00 ja tinha matado tudo. Aí foi embalar a bike, revisar a matéria da prova e ir fazer a prova. Fiquei na facul até as 21:40 e agora tou aqui. Agora, é só alegria e descansar que amanhã já treino na ilha da magia!! =)) Hoje tb decidi que vou fazer o Desafio dos Pinguins, sprint triathlon com nível muito alto em Itajaí, dia 26 de julho. Vai ter muita gente forte (Myashiro, Fabio Carvalho, Igor Amorelli, Marcus Ornellas) que corre olímpico fora os atletas bem fortes de SC tb. Vai ser uma ótima prova pra me dar mais intensidade pro 70.3. Vai ser muito bom participar. :)

HOJE: 50km pedal terreno plano
3 mil nataçao (400 educativo, 6x400 - 3 A1, 2 palmar e 1 fartlek 50/50 e 200 perna no fim)

No mais, farewell pra quem fica!! E longa vida ao ThunderBear!! =(
Beijotas!!

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Floripa, Here I go!



Dia tranquilo hoje... Tou de férias, acordei umas 9 e meia, depois dei uma malhada antes do almoço. Como hoje é feriado, as piscinas tavam fechadas, então o treino (3 mil) ficou pra amanhã. No fim do dia, corri 12km soltinho, regenerativo, média de 4'48/km. Pra ser sincero, tava com vontade de correr mil quilometros, mas me segurei e cumpri o planejado! Isso é um ótimo sinal, visto que essa semana que passou foi PANCADA!!! Hoje, de fato, começou minha fase específica, e com o pé direito!

Amanhã é dia corrido... Vou fazer uma última prova na faculdade (já tou de férias das outras cadeiras) que perdi quando fui pra Brasília em abril. Depois, devo fazer o primeiro treino e desmontar minha bike, limpar, lubrificar e embalar. Arrumar mala, treinar de novo e descansar que embarco as 6 da manha de quarta-feira pra Fpolis. Até que enfim vou passar 1 mês ao lado da minha linda família e queridos amigos, vou pra formatura da minha prima e fazer a maior parte do meu específico por lá. Espero que esse tempo seja muito produtivo, até porque a estrutura, nível e suporte que vou ter lá é bem maior do que o que tenho aqui na minha cidade, onde existem pouquíssimos triatletas, faz muito calor e muito vento (o Hawaii é aqui!!) e o asfalto é péssimo. Williamzinho fofis, te prepara!!!!! So, Fpolis, Here I Go!!

HOJE: musculaçao / 12km corrida regenerativa (4:48/km)
AMANHA: 50km pedal sendo 10km Z3 / 3 mil nataçao (6x400m serie principal - 3 palmar, 2 A2 e 1 fartlek 50/50)

Vista privilegiada de Praia Brava...


domingo, 28 de junho de 2009

Treino duro, prova fácil...


Bem, como eu falei no post passado, hoje encerrou meu período de base mas de certa forma eu não posso dizer que é a partir de agora que o bixo vai pegar, pq já tá pegando há muito tempo hehehe!
Me sinto muito mais sólido, confiante e agressivo em longas. Quando se fala em periodização do treinamento, as pessoas costumam visualizar o desempenho só no âmbito micro, meso e macro. Eu costumo visualizar, até que eu chegue na melhor forma física da minha vida, um eterno período de base. Cada metro nadado, pedalado ou corrido e da forma como isso é feito, naturalmente vai melhorando a eficiência nas três modalidades (lógico que algumas dependem mais do gesto técnico e força, outras mais de rodagem, e por aí vai...). Como meu técnico já falou e como a gente pode ver na prática, normalmente o atleta apresenta seus melhores resultados em longas entre 5-8 anos de treinamento contínuo voltado para isso. Exceções sempre existem, mas visualizar os anos como uma grande base é muito prudente... No fim das contas, a diferença reside aí. Quem tem mais base, suporta mais treinos intensos, e por aí vai...
Eu acho que tudo depende da intenção de cada um. Um grande conjunto de fatores contribui pra elevar a performance e, pra dada carga relativa de treino, provavelmente responde melhor quem presta mais atenção aos detalhes. Aquele que só se sente compromissado numa fase específica, ou que não dá continuidade ao treinamento, precisa rever seus conceitos quando se fala em competitividade.
Ainda, a ordem cronológica das etapas... Acho muito válido quem inicia no esporte já visando fazer o Iron e muitos dos atletas profissionais que hoje estão aí se motivaram por conta dessa prova. Confesso que, logo que iniciei no esporte, tinha muita dificuldade pra segurar a ansiedade e partir logo pra uma jornada tão grande. Porém, refleti, refleti e refleti, escutei o que o Roberto tinha a dizer, avaliei meus objetivos e tomei uma postura correta. Consegui encaixar de certa forma provas de longa, porém, se eu busco força, velocidade e resultados, melhorar a velocidade acima de tudo é completamente necessário. Uma rotina de treinos "mais lenta" como a de um Ironman certamente seria contraproducente dentro dos meus objetivos.
Sou muito detalhista e disciplinado, o que encurta e facilita muito o meu caminho enquanto atleta. Sou também alguém que não tem problemas com subordinação e seguir ordens: o coach manda e eu faço. Sou alguém que aprendeu a confiar no seu potencial e acreditar ser capaz de buscar o que quer, não importa por onde eu tenha que passar. A maneira séria como eu encaro meus treinos se traduz também em como encarar o que se fazer quando não se está treinando (os detalhes). Claro que isto só é possível quando a vida da pessoa condiciona para tal. Um dos grandes desafios do treinadores é conciliar a carga de treino, de forma a obter uma recuperação ótima, com as atividades paralelas da pessoa. Graças a Deus, por hora, ainda não preciso trabalhar, não tenho uma atividade concorrente e posso me dedicar integralmente ao esporte e à faculdade, e são momentos extremamente prazeirosos...
Estou muito satisfeito com a minha forma física atual, o que não significa excesso de confiança nem falta de confiança. Simplesmente sinto que a maneira que eu encaro essa rotina só acelera esse processo e certamente estou a frente de onde poderia estar se não fosse assim...
Mas, citando o título, a cabeça acima de tudo é fundamental pra suportar o duro, além de que também é fundamental não se sentir tolhido ou que-está-abrindo-mão numa rotina onde as horas de sono, descanso, alimentação, disciplina e regras é necessária (e que não tem dia pra acabar...).

Treino duro, prova fácil, e a recompensa vem...

sábado, 27 de junho de 2009

The Perfect Distance


Reativado de novo!

Pra recomeçar, nada melhor que atualizar.

Estou exatamente na semana de transição entre o fim do meu período de base e começo da fase específica de treinos pro Iron 70.3 - Penha que acontece dia 29 de agosto em SC.
Pra esse ano muita coisa mudou...

Exatamente no começo do ano, confirmei a decisão (até agora não-arrependida) de buscar mais competitividade já que vinha apresentando resultados ótimos nas provas mais curtas e em longa distância. Isso significa uma rotina de treinos mais dedicada ainda e atenção fundamental aos detalhes também. A preparação pra esse ano tem sido bem diferente...
Com um período de base rodeado de boas competições - 1 a sair da água e liderando o ciclismo na 1 etapa do Campeonato Maranhense de Short Triathlon, porém, o abandono após uma queda no ciclismo;
2 lugar geral na 2 etapa do Campeonato Maranhense de Short Triathlon, finalizando com o tempo de 1h01min30s, encaixando uma corrida abaixo de 20 minutos os 5k; 1 na categoria e 32/900 nos 10km Corrida SESI do Trabalhador.
Estas competições foram ótimas para aumentar o ritmo de prova e impulsionar minha intensidade, além de dar a confiança que todo atleta precisa pra seguir um período intenso de preparação.
Para este ano, como de acordo com o meu técnico, tenho como meta correr em torno de 3 a 4 long-distances e participar das provas mais curtas. O primeiro é o 70.3 Penha onde eu pretendo dar muito trabalho na categoria e certamente honrar o período duro de treinos e a dedicação minha e do meu técnico. Meu período de base termina essa semana, onde mais treinos de intensidade além dos que eu vinha fazendo já tem tomado conta da minha semana e a especificidade passa a ser o alvo (ritmo de prova, equipamentos, reposição energética, etc.). Particularmente, este período específico, assim como a base, certamente vai ser marcado por treinos duros, intensos e produtivos.
Estou indo na quarta-feira pra Florianópolis, onde fico até 2 de agosto, fazendo assim a maior parte do meu período competitivo lá, rodeado de bons atletas, sob o olhar mais do que próximo do meu técnico e sobretudo curtindo muito meus amigos e minha família que lá estão! Vai ser muito bom, estou esperando ansiosamente por isso.
Vou tentar postar alguns treinos e atualizar sempre o blog.
Valeuu!

TREINOS PRINCIPAIS - ULTIMA SEMANA BASE

Segunda: 3 mil natação serie aerobia longa (4x600m) / 12km reg (4'50/km)
Quarta-feira: 2.800 nataçao treino regenerativo / 12km corrida intervalado (6x1km c/ 1'30 objetivando 3'30)
Quinta-feira: 3.100 natação (1000m aquec, 10x150m c/ 30'' e 600 solto)
55km pedal (sendo ultimos 20km no LA)
Sexta-feira: 18km sendo 6km ritmo (12km a 4'50 fraco e 6km pra 4'15-4'05)
HOJE: Transição (2km mar aberto + 90km de pedal sendo ultimo bloco no ritmo pretendido + 7km corrida solta)
Amanhã: 50km de pedal sendo ultimos 10km moderado-forte)